José Carlos Cabral Peixoto nasceu a 2 de Maio de 1956 em Lordelo, Vila Real, onde cresceu e viveu até aos 17 anos. Após completar o ensino secundário mudou-se para Coimbra, onde se licenciou em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Após especialização em Pediatria no Hospital Pediátrico de Coimbra, seguiu-se uma longa carreira dedicada especialmente à Neonatologia e aos Cuidados Intensivos Pediátricos. Paralelamente, manteve também uma actividade permanente em medicina preventiva no ambulatório em diversos pontos do país e foi membro e coordenador de várias comissões nacionais de saúde. Esta vasta experiência permitiu-lhe obter uma visão abrangente e transversal da organização dos cuidados pediátricos em Portugal e identificar algumas lacunas dos serviços existentes e disponíveis para as crianças e famílias. A sua contínua dedicação à pediatria ambulatória possibilitou-lhe acompanhar longitudinalmente milhares de crianças e compreender a importância de um desenvolvimento saudável durante a infância e adolescência como garantia da integridade e bem-estar das famílias, que considerava o pilar da sociedade.

O Centro Pediátrico e Juvenil de Coimbra (CPJC) nasce então desta visão global da Pediatria, com o objetivo de responder às limitações existentes no que respeita ao acompanhamento de crianças e jovens. Este projeto pretendeu, desde o início, ajudar as crianças e as famílias a ter um crescimento saudável, garantindo o seu equilíbrio biopsicossocial e transmitindo mensagens-chave em idades chave, prevenindo também comportamentos de risco até ao final da adolescência. Toda a estrutura, selecção da equipa e o modus operandi do CPJC foram obra do Dr. Peixoto, criando um espaço de qualidade para servir de modelo de assistência pediátrica contínua dos 0 aos 18 anos, acompanhando e ajudando os pais a fazer de cada recém-nascido, um futuro adulto saudável, educado para cumprir os deveres de cidadania e transmitir os mesmos valores aos seus próprios filhos.

Ao longo dos 10 anos de existência, o CPJC tem tido um sucesso ímpar, garantindo diariamente uma prestação de serviços de qualidade por parte de todos os profissionais.

Pessoalmente, o Dr. Peixoto era ser humano extraordinário, sereno, solidário, íntegro, sensato, humilde, educado e muito conselheiro, era um farol para a família e amigos. Tinha sempre um gesto de ternura e uma palavra amiga para todos e uma crença inabalável na bondade e  boa-fé humana.

Profissionalmente era competente, dedicado, responsável, rigoroso e inovador. Distinguia-se pela humanização e era considerado por muitos “uma mente brilhante´´. Com os seus princípios e valores, inspirou crianças, pais, famílias e muitos colegas.
Para as crianças, antes de pediatra era simplesmente um amigo, um segundo pai ou um avô, capaz de conquistar os seus corações de forma única.
Era um “Pediatra de toda a família´´, sempre disponível para orientar, tranquilizar e ajudar a resolver problemas.
Para os colegas, foi sempre um defensor da comunicação, cooperação, trabalho de equipa e partilha. Foi também mentor, sempre disponível par a transmitir conhecimentos e valores aos mais novos. É relembrado por todos pelos seus esquemas e desenhos onde explicava teorias, desmistificava problemas e partilhava ensinamentos práticos.

O Dr. Peixoto faleceu a 08 de Dezembro de 2017. Na sua “auto-estrada da vida”, cumpriu com muito empenho, responsabilidade e dedicação o seu famoso “triângulo do equilíbrio e sucesso biopsicossocial”: construiu uma FAMÍLIA, transmitindo os seus princípios e valores, criou fortes laços de amizade, partilha e confidência, gozando inúmeras conquistas e momentos de LAZER e no final terá sempre “chegado a casa com a sensação de DEVER cumprido”.
Cabe a todos os que influenciou, garantir que o seu legado perdure e se mantenha vivo sempre.

‘’Os grandes homens não morrem!’’