"Crescer saudável, olhar o mundo, influenciar a vida."

Visão, Valores e Missão/Estratégia

O Centro Pediátrico e Juvenil de Coimbra (CPJC) foi concebido em 2008 para servir de modelo de assistência pediátrica contínua dos 0 aos 18 anos e ajudar os pais a fazer de cada recém nascido, um futuro adulto saudável educado para cumprir os deveres de cidadania e transmitir os mesmos valores aos seus próprios filhos.

“Queremos ser uma família disponível e uma referência qualificada para resolver as principais necessidades dos recém nascidos, crianças, jovens, adolescentes e respectivas famílias.”

Em 20 de Novembro 1989 a Convenção das Nações Unidas aprovou os Direitos da Criança e atribuiu uma nova idade pediátrica até aos 18 anos. Infelizmente, 25 anos depois, os jovens a partir dos 12 anos continuam sem assistência estruturada.
O Programa Nacional da Saúde Materna e Infantil foi decisivo para o sucesso dos índices de saúde materno-infantil. Faltou completar a estruturação da assistência aos jovens e adolescentes. Nesta idade continuamos mal classificados no ranking Europeu.
Poucos Serviços de Pediatria se conseguiram adaptar para satisfazer a assistência aos Jovens acima dos 11 anos. Acima desta idade a maioria já não se sente confortável nos consultórios pediátricos nem consegue partilhar as instalações com crianças e recém-nascidos.
Os adolescentes representam um quinto da população e são o futuro da vitalidade da sociedade. As suas necessidades específicas exigem intervenções específicas. A maioria dos adolescentes não recorre aos serviços médicos nem tem vigilância de saúde contínua, precisamente numa idade em que as ameaças e as solicitações para o risco são cada vez maiores e as famílias mais precisam de apoio para poderem ser um suporte efetivo e não uma fonte de conflito.
Infelizmente, os prestadores ainda não estão devidamente motivados nem preparados para cumprir esta função e os serviços disponíveis para os assistir ainda são escassos, dispersos e pouco acessíveis.
Sabemos hoje que a intervenção precoce com mensagens chave em idades chave e a promoção de relações familiares de qualidade, condicionam um crescimento saudável, previnem alterações do comportamento e influenciam o futuro dos nossos jovens.
Estas lacunas e convicções sentidas durante duas décadas de prática pediátrica longitudinal, estiveram na base deste projecto respondendo a um imperativo moral e ao cumprimento de um DEVER DE CIDADANIA.

Os nossos valores


“Mensagens chave em idades chave influenciam o futuro da sociedade.”

Missão/Estratégia

O CPJC assumiu como alvos principais da sua Missão:

Garantir uma vigilância contínua dos 0 aos 18 anos com mensagens chave em idades chave num ambiente exclusivamente pediátrico;

Ajudar a construir uma adolescência bem sucedida;

Assegurar privacidade e confidencialidade aos jovens num espaço independente, amigo dos adolescentes;

Concentração das especialidades médicas e cirúrgicas necessárias para complementar a assistência às crianças e jovens, no mesmo edifício;

Atendimento permanente de Segunda a Sábado, das 9 às 22 horas com possibilidade de marcação de consultas no próprio dia;

 

 

 

O Centro Pediátrico e Juvenil de Coimbra (CPJC) foi concebido para servir de modelo de assistência pediátrica contínua dos 0 aos 18 anos, ajudar os pais a fazer de cada recém nascido, um futuro adulto saudável preparado para cumprir os deveres de cidadania e transmitir os mesmos valores aos seus próprios filhos.

Rua da Fonte da Cheira nº13       3030-186 Coimbra.

+351 239 781 900

+351 239 781 901

geral@cpjcoimbra.com

 

Contacte-nos