O Centro Pediátrico e Juvenil de Coimbra (CPJC) foi concebido em 2008 para servir de modelo de assistência pediátrica contínua dos 0 aos 18 anos e ajudar os pais a fazer de cada recém nascido, um futuro adulto saudável educado para cumprir os deveres de cidadania e transmitir os mesmos valores aos seus próprios filhos.
“Queremos ser uma família disponível e uma referência qualificada para resolver as principais necessidades dos recém nascidos, crianças, jovens, adolescentes e respectivas famílias.”
Em 20 de Novembro 1989 a Convenção das Nações Unidas aprovou os Direitos da Criança e atribuiu uma nova idade pediátrica até aos 18 anos. Infelizmente, 25 anos depois, os jovens a partir dos 12 anos continuam sem assistência estruturada.
O Programa Nacional da Saúde Materna e Infantil foi decisivo para o sucesso dos índices de saúde materno-infantil. Faltou completar a estruturação da assistência aos jovens e adolescentes. Nesta idade continuamos mal classificados no ranking Europeu.
Poucos Serviços de Pediatria se conseguiram adaptar para satisfazer a assistência aos Jovens acima dos 11 anos. Acima desta idade a maioria já não se sente confortável nos consultórios pediátricos nem consegue partilhar as instalações com crianças e recém-nascidos.
Os adolescentes representam um quinto da população e são o futuro da vitalidade da sociedade. As suas necessidades específicas exigem intervenções específicas. A maioria dos adolescentes não recorre aos serviços médicos nem tem vigilância de saúde contínua, precisamente numa idade em que as ameaças e as solicitações para o risco são cada vez maiores e as famílias mais precisam de apoio para poderem ser um suporte efetivo e não uma fonte de conflito.
Infelizmente, os prestadores ainda não estão devidamente motivados nem preparados para cumprir esta função e os serviços disponíveis para os assistir ainda são escassos, dispersos e pouco acessíveis.
Sabemos hoje que a intervenção precoce com mensagens chave em idades chave e a promoção de relações familiares de qualidade, condicionam um crescimento saudável, previnem alterações do comportamento e influenciam o futuro dos nossos jovens.
Estas lacunas e convicções sentidas durante duas décadas de prática pediátrica longitudinal, estiveram na base deste projecto respondendo a um imperativo moral e ao cumprimento de um DEVER DE CIDADANIA.
Selecção de especialistas experientes, competentes, disponíveis e motivados para servir as crianças, jovens e famílias.
Queremos garantir uma vigilância longitudinal e acompanhar as crianças e as famílias dos 0 aos 18 anos.
Queremos oferecer um modelo e um espaço que respeite, atraia, sensibilize, estimule e promova a vigilância contínua dos adolescentes.
Privilegiamos a Prevenção da doença e Promoção da Saúde através de rastreios e “Mensagens chave em idades chave” nas Consultas de Saúde Infantil e Adolescentes.
Garantimos com marcação prévia, atendimento permanente de Segunda a Sábado das 9-22 horas.
Queremos promover o suporte familiar e ser uma família disponível para as famílias.
Queremos cooperar (assistência, formação, comunicação, partilha de conhecimento) com todos os agentes que se dedicam a promover a saúde e bem estar das crianças, jovens e adolescentes (Infantários, Escolas, IPJ, Centros de Saúde e outros Serviços de Saúde).
Não pretendemos competir, nem duplicar a assistência, mas complementar e alargar o leque de opções e respostas às famílias e aos profissionais de saúde.
Estamos convictos de que com mensagens chave em idades chave influenciamos a saúde das nossas crianças e os pais a educar no sentido da autonomia, responsabilização e cidadania.
Garantir uma vigilância contínua dos 0 aos 18 anos com mensagens chave em idades chave num ambiente exclusivamente pediátrico;
Assegurar privacidade e confidencialidade aos jovens num espaço independente, amigo dos adolescentes;
Concentração de uma equipa multidisciplinar com médicos de várias especialidades, terapeutas e psicólogas para complementar a assistência às crianças e jovens, no mesmo edifício;
Ajudar a construir uma adolescência bem sucedida;
Atendimento permanente de Segunda a Sábado, das 9 às 22 horas com possibilidade de marcação de consultas no próprio dia;
“Mensagens chave em idades chave influenciam o futuro da sociedade.”